Aumento da tensão entre a Índia e o Paquistão

Após o ataque do dia 22 de Abril, que ocorreu na região da Caxemira, uma das mais militarizadas do mundo, encontra-se sob altas tensões. Depois da Índia proclamar retaliação em resposta ao Paquistão, após acusá-los do ataque contra os turistas, evidencia o maior entrave entre as duas nações recentemente. A possibilidade de uma escalada a um conflito direto, sugere maior desgaste ao cenário internacional atual – visto que atualmente já acontecem duas guerras armadas diretas, Rússia-Ucrânia e na Faixa de Gaza, também localizada no Oriente Médio – lembrando que os dois países (Índia e Paquistão) possuem armamento nuclear, elevando o nível de preocupação sobre o impasse. Além disso, um possível conflito pode conter interferência chinesa, uma vez que 20% da Caxemira é de posse da China e, tanto a Índia quanto a China, fazem parte do BRICS, mostrando aproximação diplomática entre as duas nações.

Atualmente, a Índia é a 5ª maior economia do mundo (Valor Econômico, 2024). Seu maior parceiro comercial é os EUA e o produto de maior exportação (em dólares) é o petróleo refinado. Assim, a possível escalada de um conflito armado poderia desencadear em um aumento no preço desta commodity, altamente cobiçada pelos países.

 Por conseguinte dos acontecimentos, a Índia afirma que irá cortar a distribuição de água para o Paquistão, como assegurada no tratado das Águas do Rio Indu de 1960. O tratado estabelecia que a Índia abasteceria 80% da região do Paquistão a ação da Índia de acabar com o tratado impacta diretamente a população paquistanesa em suas necessidades básicas. A possibilidade de uma crise hídrica no país e a falta de preparo do governo paquistanês para lidar com esse cenário provocaram no povo uma sensação de desamparo e incerteza, principalmente, no que tange suas necessidades básicas e renda familiar como agricultura. O tratado simbolizava uma relação mais amistosa entre os países, mas com os ataques que vem surgindo desde 2022 nas fronteiras entre os países vem desgastando cada vez mais a relação que, possivelmente, resultou na decisão da  Índia. 

Fontes:

 MOGUL, R.; SAIFI, S. A tourist massacre in Kashmir is escalating tensions between India and Pakistan. Here’s what we know. CNN, 27 abr 2025. Disponível em:  https://edition.cnn.com/2025/04/24/india/pahalgam-india-pakistan-attack-explainer-intl-hnk/index.html . Acesso em: 27 abr. 2025. 

OEC. India (IND) Exports, Imports, and Trade Partners. Disponível em:  https://oec.world/en/profile/country/ind Acesso em: 27 abr. 2025. 

MINISTRY OF EXTERNAL AFFAIRS INDIA. Indus Waters Treaty. Disponível em: https://www.mea.gov.in/bilateral-documents.htm?dtl/6439/Indus . Acesso em: 27 abr. 2025.

SHAHID, A.; DAS, K. N. Panic in Pakistan as India vows to cut off water supply over Kashmir. Reuters, 27 abr. 2025. Disponível em: https://www.reuters.com/world/asia-pacific/panic-pakistan-india-vows-cut-off-water-supply-over-kashmir-2025-04-27/ Acesso em: 27 abr. 2025.