A importância da Groenlândia no Cenário Atual

💎 Devido às vastas reservas de minerais e combustíveis fósseis – as chamadas “terras raras”, a Groenlândia tem sido alvo de cobiça internacional, no entanto a possível exploração dos recursos do local esbarra em problemáticas climáticas, ambientais e políticas.
🔥 O território que possui uma das maiores camadas de gelo do mundo, enfrenta um aquecimento global duas vezes mais rápido do que a média global, o degelo acelerado da região afeta não apenas a infraestrutura local, como também coloca em risco a população que mora no território.
A exploração das terras raras traria uma exposição e um risco ainda maior para a região, visto que pode acentuar o aquecimento e derretimento da camada de gelo, tornando a região extremamente perigosa.
🧑‍🎓 Um estudo internacional publicado pela revista Nature Climate Change revelou que o aquecimento global causou o derretimento acelerado das geleiras e expôs quase 2,5 mil quilomêtros em 20 anos, a pesquisa mostra como o aumento da temperatura da Terra devido a queima de combustíveis fósseis está transformando o Ártico.
🚨 Os riscos políticos caso o presidente Donald Trump consiga a anexação do território groenlandês pode desdobrar-se em uma abrupta mudança no sistema internacional. Ao praticar essa medida imperialista, Trump abriria portas para potências como China e Rússia adotarem medidas expansionistas em países de interesse, como Ucrânia e Taiwan. Além de que tanto a China como a Rússia possuem diversas áreas de interesse no Ártico devido a sua riqueza natural e a possível descoberta de minérios com o degelo que vem ocorrendo. Assim, o presidente americano poderia dar o pontapé inicial para a retomada de práticas neocolonialistas, o que iria reconfigurar o sistema internacional.

Referências:
CNN Brasil, Lourival Sant’Anna. Entenda por que a Groenlândia é importante para os EUA. Publicado em: 27 de março de 2025.
eCycle, Stella Legnaioli. O desafio de explorar a Groenlândia em meio ao derretimento acelerado e aos riscos climáticos.
Um Só Planeta, Globo, Vanessa Oliveira. Degelo expõe 2,5 mil km de costa na Groenlândia e acende ‘alerta climático’ sobre ambição de Trump na região.